01 setembro 2010

CÂMARA TEM SESSÃO ORDINÁRIA HOJE

A primeira Sessão Ordinária do mês de Setembro será realizada nesta quarta-feira a partir das 18h.

Entre os temas a serem votados se destacam a proposta de reajuste aos servidores municipais de 6,23% enviada pelo Executivo. Lembrando que este índice, equivale ao IPCA calculado pelo IBGE. Por tanto equivale dizer que não há aumento de salário, permancendo este índice, e sim apenas a reposição da inflação.

As pessoas que não puderem comparecer pessoalmente a Sessão, e mesmo assim quiserem prestigiá-la poderão fazê-lo pela internet. O site www.jornalomomento.org transmite ao vivo a Sessão.

Abaixo mais informações sobre o IPCA, retiradas de http://www.portalbrasil.net/ipca.htm




ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO - IPCA
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - IBGE


(O IPCA é o índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias, contratadas com o FMI, a partir de julho/99).
O que compõe o IPCA / IBGE:
        O IPCA/IBGE foi instituído inicialmente com a finalidade de corrigir as demonstrações financeiras das companhias abertas.
       O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). A população-objetivo do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões. Também são produzidos indexadores com objetivos específicos, como é o caso atualmente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial - IPCA-E. A partir do mês de maio de 2000, passou a disponibilizar através da Internet o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 - IPCA-15. Outros índices foram divulgados nos seguintes períodos: Índice de Preços ao Consumidor - IPC (março de 1986 a fevereiro de 1991); Índice de Reajuste de Valores Fiscais - IRVF (junho de 1990 a janeiro de 1991); Índice da Cesta Básica - ICB (agosto de 1990 a janeiro de 1991); Índice de Reajuste do Salário-Mínimo - IRSM (janeiro de 1992 a junho de 1994); Índice Nacional de Preços ao Consumidor Especial - INPC-E (novembro de 1992 a junho de 1994); Índice de Preços ao Consumidor série r - IPC-r (julho de 1994 a junho de 1995).
Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.
 






A ponderação das despesas das pessoas para se verificar a variação dos custos  foi definida do seguinte modo
Tipo de Gasto
Peso % do Gasto
Alimentação
25,21
Transportes e comunicação
18,77
Despesas pessoais
15,68
Vestuário
12,49
Habitação
10,91
Saúde e cuidados pessoais
8,85
Artigos de residência
8,09
Total
100,00

        O IPCA/IBGE mede a variação dos custos dos gastos conforme acima descrito no período do primeiro ao último dia de cada mês de referência e no período compreendido entre o dia oito e doze do mês seguinte o IBGE divulga as variações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário