23 setembro 2010

CONHEÇA NOSSOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL.

ACESSE www.fabriciodutra.com.br  e www.flaviozacher.com.br

PARA DEPUTADO ESTADUAL:
SIDNEY APÓIA PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
TRAJETÓRIA
Fabrício Dutra nasceu em dezembro de 1978 em Itaqui (RS). Estudou em escolas públicas do município e através do movimento estudantil iniciou seu interesse pela política. Participou do Grêmio Estudantil da Escola Osvaldo Cruz e foi presidente da União Municipal de Estudantes ainda na cidade de Itaqui. Em meados da década de 90 filia-se ao PDT e assume a presidência da Juventude Socialista. A amizade com Flávio Zacher aproximou Fabrício de Pelotas. Defensores das bandeiras trabalhistas, Flávio Zacher e Fabrício Dutra foram gradativamente construindo e consolidando seus nomes no cenário político gaúcho.
Para garantir os direitos históricos conquistados pelos trabalhadores brasileiros, assume como Ministro do Trabalho e Emprego o Sr. Carlos Lupi - Presidente Nacional do PDT. Em reconhecimento por sua atuação política, Flávio Zacher foi convidado a ocupar o cargo de assessor do Ministro Carlos Lupi. Posteriormente, Fabrício Dutra é convidado por Flávio Zacher para integrar a assessoria do ministério. A parceria política, a cumplicidade e a amizade entre Flávio e Fabrício, somaram-se ao desejo de ambos de lutar em defesa dos interesses do Rio Grande do Sul. Todo o trabalho desenvolvido em prol do povo gaúcho teve como grande incentivador e motivador o Ministro Carlos Lupi, que sempre esteve empenhado em garantir o sucesso das ações promovidas por Flávio Zacher e Fabrício Dutra.
A atuação no ministério trouxe a consciência de que muito poderia ser feito. Assim, em outubro de 2009, Fabrício Dutra assume a presidência do PDT em Pelotas. Enfrentou muitos desafios, pois, o partido se encontrava enfraquecido na cidade. A nova executiva fundamentou seu trabalho no diálogo e respeito às diversas opiniões dando início a um novo momento para os pedetistas na cidade.

PARA SABER MAIS SOBRE FABRÍCIO DUTRA ACESSE www.fabriciodutra.com.br

PARA DEPUTADO FEDERAL
SIDNEY APÓIA PARA A CÂMARA FEDERAL
O início
A trajetória do candidato a Deputado Federal é marcada pela forte presença nos movimentos sociais. Flávio Zacher iniciou na política na juventude do PDT, com expressiva participação no movimento estudantil, onde ocupou posições de liderança em diversas entidades.
Foi Presidente Nacional da Juventude do PDT. Atuou em todos os estados brasileiros, especialmente no RS e no RJ, onde teve o apoio direto de Leonel Brizola. Nesse período, elegeu-se Secretário Geral da União Nacional de Estudantes (UNE).
Flávio Zacher começou a militar no PDT na campanha de Brizola para a Presidência, em 1989. Identificado com os princípios e diretrizes do partido, vem pautando sua atuação política nas raízes trabalhistas. Zacher acredita que a Educação e o Trabalho são os principais instrumentos para emancipar o povo e transformar o país.

Grande votação e atuação no Ministério
Em 2006, Flávio Zacher foi um dos gaúchos mais jovens a concorrer a uma vaga na Câmara Federal, obtendo uma significativa votação(32.599 votos). Em reconhecimento, foi convidado pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para assumir sua assessoria especial. Sua atuação no Ministério do Trabalho e Emprego(MTE) foi marcada pela ampliação dos investimentos em qualificação profissional no RS. Nos três últimos anos, milhares de gaúchos foram beneficiados pelos programas PROJOVEM Trabalhador e PLANSEQ’s (Plano Setorial de Qualificação).
A gestão do PDT no MTE tem resultados extremamente importantes, as metas de geração de emprego no Brasil foram superadas e, mês a mês, recordes foram batidos. Outra conquista importante é a manutenção da CLT, um compromisso histórico do partido com o trabalhador.

Inserção Sindical
Flávio Zacher consolidou-se como um grande parceiro do movimento sindical, contribuindo em centenas de solicitações dos Sindicatos do RS. A sua busca constante pela valorização dos trabalhadores demonstra a sua forte identificação com esta causa. Zacher defende a redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução salarial, e um salário mínimo condizente com as necessidades básicas do trabalhador.

PARA SABER MAIS SOBRE FLÁVIO ZACHER ACESSE www.flaviozacher.com.br


22 setembro 2010

FLÁVIO ZACHER COM GRANDES CHANCES DE SER ELEITO, SÓ FALTA A SUA FORÇA PARA CHEGARMOS AO NOSSO OBJETIVO!!!

Deputado Federal Flávio Zacher 1234 Rio Grande do Sul PDTFLÁVIO ZACHER, candidato apoiado pelo Vereador Sidney Desenhista está muito perto de sua eleição. Pelo menos isso é o que aponta a pesquisa feita pelo DIAP. Apesar de não ser, propriamente uma pesquisa de intenção de votos e sim um trabalho qualitativo e quantitativo, é importante ver que o nosso candidato se encontra bem situado entre aqueles que tem chances de serem eleitos em 3 de Outubro.

Leiam a reportagem abaixo e acessem os links para saber mais sobre o tema.

Pesquisa do Diap aponta Zacher como um dos eleitos


Publicada em 21/09/2010


O prognóstico das eleições para a Câmara dos Deputados realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar(Diap) apontou o candidato Flávio Zacher como um dos possíveis eleitos pelo estado do Rio Grande do Sul.


O levantamento, feito neste mês de setembro, abrange todos os 26 estados e o Distrito Federal. Em todo o Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para as 513 vagas de deputado federal.


A lista pode ser acessada no link www.diap.org.br/images/stories/p_candidatos.pdf

12 setembro 2010

O QUE ESPERAM PARA TOMAR UMA ATITUDE?

Cavalo na rua não é apenas privilégio da Semana Farroupilha em Santa Vitória do Palmar. Longe de serem parte do lindo desfile de 20 de Setembro, um número sem fim de cavalos anda solto pela cidade.

Tal fato nos faz parar para refletir sobre o que acontecerá no dia em que um acidente ocorrer?
Será que ninguém enxerga esse problema no Poder Executivo? Aonde esta a fiscalização?

Para quem pensa que se tratam de cavalos mansos, de carroça, sempre é bom lembrar que um animal irracional é sempre irracional independentemente do local que ocupa. Se uma pessoa estiver passeando com seu bebê, em um carrinho e um destes animal se irrita ou se assusta por qualquer motivo alheio... Poderemos ter uma situação terrível e nem mesmo a morte pode ser descartada.

Talvez estejam, as pessoas que trabalham no Poder Executivo, principalmente seus agentes políticos, que algo aconteça para tomarem uma atitude. Talvez estejam esperando passar as eleições, sei lá...

Como não gostamos de falar sem mostrar provas, aí estão fotos tiradas no dia 11 de Setembro de 2010 na Rua Mal. Deodoro. Mas se você quiser fotos em outro lugares basta pegar uma câmera e passear pela cidade. Pode ser em ruas, praças ou nos gramados das casas que certamente você poderá encontrar estes quadrupedes para bater uma foto com eles.






09 setembro 2010

O BLOG ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL

Por Luciano Farias Mega*

Quando convidado pelo Vereador Sidney Desenhista para trabalhar em sua assessoria fui muito enfático na questão do blog. O blog deveria ser não apenas um instrumento de divulgação, mas também de pressão sobre aqueles que, hoje, ocupam o Poder Executivo em nossa cidade.

Encontro-me muito feliz, ao obter a informação de que depois de ter sido publicada matéria em 6 de Agosto deste ano no blog, a Prefeitura se mexeu e conseguiu terminar com o malfadado CALÇADÃO DA SACUAREMBÓ.

O objetivo deste veículo de informação se mostra acertado. Cabe a nós, porém, parabenizar a Prefeitura pelo esforço e agradecer pelo prestígio.

De outro modo devemos registrar também que se não fosse a pressão exercida aqui, o tal Calçadão (que durava mais de um ano) ainda estaria lá.

Torçamos para que não vejamos mais imagens como estas em nossa cidade, que retratam o abandono do município que tem um governo que só trabalha sob pressão.



SANTA VITÓRIA NA MÍDIA

PENSANDO EM UMA REALIDADE LOCAL QUE NUNCA É SEPARADA DA GLOBAL, o blog do Vereador Sidney Desenhista tem a partir de hoje, na sua COLUNA LATERAL, a sessão SANTA VITÓRIA NA MÍDIA.

Nesta sessão o leitor poderá acessar as principais notícias que saem na internet a respeito de nosso município. É bem fácil acessar, basta apenas clicar sobre a notícia de seu interesse que a reportagem abrirá em uma janela separada da sua navegação.

É sempre interessante saber como a nossa cidade é vista, aqui e fora daqui, pois este é um ponto importante para que as coisas aconteçam da forma desejada. Para a reflexão deixamos o seguinte texto, escrito por Luciano Mega e publicado pelo Jornal O Momento, durante as últimas eleições municipais.


O QUE DIZEM DELA?por Luciano Farias Mega*

Não, esta não é uma coluna sobre fofócas. Se bem que se desse pra cobrar um imposto sobre essa atividade... Bom isso é assunto pra outro dia. Hoje quero falar sobre a imagem que temos de nossa cidade.
Quando estava na faculdade tive, juntamente com dois colegas, a boa idéia de ir assistir a aula inaugural do curso de História. Aliás está aí uma boa dica para os estudantes, é muito bom que interajam com os outros cursos, pois nenhuma profissão se basta sozinha, nem mesmo as mais prestigiadas, como Medicina e Direito.
Pois bem, estava eu estudante de Ciências Sociais, lá para ver a palestra destinada a estudantes de história. A palestrante era professora da UFRGS e fez uma explanação sobre as cidades. Disse que a cidade tem duas dimensões, uma é clara a todos nós, tratasse da dimensão física. São as ruas, as casas, avenidas, praças, parques (que não temos em SVP); prédios públicos, o comércio em fim, to a estrutura de uma cidade com as dentro.
A outra dimensão é mais difícil de ser percebida, mas às vezes bem fácil de ser notada. Tratasse de uma dimensão que não é deste plano. E não estou falando de espiritismo ou de qualquer outra religião. Tal dimensão é na verdade o que da a cidade o seu caráter e a sua aparência, inclusive frente as demais cidades.
Esta dimensão, um tanto abstrata, pode ser traduzida para simplesmente “a cidade é aquilo o que as pessoas que moram nela pensam que ela é!” para exemplificar sua leitura dos fatos, a palestrante utilizou como exemplo sua cidade natal, a capital do Estado Porto Alegre.
Lembro-me claramente de seus exemplos. Dizia ela que quando os bondes a cavalo foram implantados em POA, há mais de cem anos, a população diza: “temos bondes a cavalo, agora sim somo uma metrópole”. Mais tarde quando os mesmos bondes foram substituídos por elétricos diziam: “agora sim, temos bondes elétricos, somos uma metrópole!” E foi assim com obras como o porto, o aeroporto, as pontes sobre o Guaíba, enfim Porto Alegre é uma Metrópole porque sempre se viu como uma, ou seja, as pessoas que moram lá sempre a viram como uma cidade que deveria ser o centro das atividades do estado e postular uma vaga como centro nacional.
E nós? O que pensamos da nossa cidade? Devemos neste ano mais do que nunca pensar Santa Vitória do Palmar, como a queremos? Como será o centro da cidade daqui a dez anos? Aliás, daqui a dez anos ainda estaremos sujeitos as crises cíclicas da agricultura ou será que já teremos em nossa consciência que não podemos ter apenas uma boa atividade financeira? Espero que os prefeituráveis liderem este pensamento de futuro, esta é a função de um prefeito, um político, um líder!
Eu que moro em Pelotas, posso dizer que por aqui sempre se pensa no passado. A cidade que as pessoas que moram aqui imaginam é a Pelotas de ontem, e isto traz até alguns benefícios no reconhecimento cultural da cidade, mas não provoca o mesmo impacto em áreas como a industria, o comércio e a Política.
Se não podermos ser uma metrópole como POA, espero também que não vivamos do passado como PEL, mas devemos sempre esperar algo bom da cidade, dos demais habitantes e porque não de nós mesmos? E essa condição deve ser exercida pelo eleitor de nossa cidade, devemos exigir de todos os candidatos que mostrem seus projetos de desenvolvimento da cidade, assim podermos esperar e cobrar alguma coisa, até por que como dizia o barão de Itararé: “Daonde menos se espera alguma coisa, daí mesmo é que não sai nada!”

*Luciano Farias Mega é Sociólogo; Mestre em Política Social e atualmente é Assessor do Ver. Sidney Desenhista.

08 setembro 2010

Começa a segunda etapa do PROJOVEM



Associação de Desenvolvimento social em Meio ambiente do Rio Grande do Sul – ALDEIA-RS responsável pela execução do ROJOVEM Trabalhador em Santa Vitória do Palmar, junto com os seus coordenadores: Priscila Garcia, Ricardo Assonalio e Deise Pereira em parceria com a Prefeitura. Hoje está sendo desenvolvida a segunda etapa do projeto que consiste na qualificação profissional.
Aldeia tem por finalidade desenvolver comunidades que tem carência na área de capacitação e assim melhorar a qualidade de vida de jovens e adultos. Em Santa Vitória do Palmar a Aldeia realiza os cursos nas áreas de Construção e Reparos, Madeira e móvel, Vestuário, Turismo e hospitalidade, Esporte e lazer e agro extrativismo. A Aldeia já existe a 17 anos, sendo uma das ONGs com mais experiência na área de cursos profissionalizantes no Rio Grande do Sul.

02 setembro 2010

SESSÃO ORDINÁRIA DE 1 DE SETEMBRO DE 2010

PROJETOS VOTADOS NA SESSÃO ORDINÁRIA DE ONTEM.

TODOS FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE.

Processo: 143/2010 – AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A FIRMAR CONTRATO DE COMODATO COM A ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES NA LAVOURA DE ARROZ – ATLA. 

Processo: 144/2010 – ALTERA A LEI Nº 4.693, DE 24 DE AGOSTO DE 2010, QUE DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS.  

Processo: 145/2010 – ALTERA O ART. 26 DA LEI MUNICIPAL Nº 2.684/95.  Concelho Tutelar

Processo: 147/2010 – AUTORIZA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE 01 (UM) PROFESSOR DE MATEMÁTICA.. 

Processo: 150/2010 – CONCEDE REVISÃO GERAL ANUAL 


DIVULGADA A AGENDA DE SETEMBRO

ACESSE www.versidneydesenhista.blogspot.com e confira a agenda da Câmara de Vereadores para o Mês de Setembro.

Lembrando que as atividades da Câmara Municipal de Vereadores podem ser acompanhadas pelo site www.jornalomomento.org

01 setembro 2010

CÂMARA TEM SESSÃO ORDINÁRIA HOJE

A primeira Sessão Ordinária do mês de Setembro será realizada nesta quarta-feira a partir das 18h.

Entre os temas a serem votados se destacam a proposta de reajuste aos servidores municipais de 6,23% enviada pelo Executivo. Lembrando que este índice, equivale ao IPCA calculado pelo IBGE. Por tanto equivale dizer que não há aumento de salário, permancendo este índice, e sim apenas a reposição da inflação.

As pessoas que não puderem comparecer pessoalmente a Sessão, e mesmo assim quiserem prestigiá-la poderão fazê-lo pela internet. O site www.jornalomomento.org transmite ao vivo a Sessão.

Abaixo mais informações sobre o IPCA, retiradas de http://www.portalbrasil.net/ipca.htm




ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO - IPCA
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - IBGE


(O IPCA é o índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias, contratadas com o FMI, a partir de julho/99).
O que compõe o IPCA / IBGE:
        O IPCA/IBGE foi instituído inicialmente com a finalidade de corrigir as demonstrações financeiras das companhias abertas.
       O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). A população-objetivo do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões. Também são produzidos indexadores com objetivos específicos, como é o caso atualmente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial - IPCA-E. A partir do mês de maio de 2000, passou a disponibilizar através da Internet o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 - IPCA-15. Outros índices foram divulgados nos seguintes períodos: Índice de Preços ao Consumidor - IPC (março de 1986 a fevereiro de 1991); Índice de Reajuste de Valores Fiscais - IRVF (junho de 1990 a janeiro de 1991); Índice da Cesta Básica - ICB (agosto de 1990 a janeiro de 1991); Índice de Reajuste do Salário-Mínimo - IRSM (janeiro de 1992 a junho de 1994); Índice Nacional de Preços ao Consumidor Especial - INPC-E (novembro de 1992 a junho de 1994); Índice de Preços ao Consumidor série r - IPC-r (julho de 1994 a junho de 1995).
Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.
 






A ponderação das despesas das pessoas para se verificar a variação dos custos  foi definida do seguinte modo
Tipo de Gasto
Peso % do Gasto
Alimentação
25,21
Transportes e comunicação
18,77
Despesas pessoais
15,68
Vestuário
12,49
Habitação
10,91
Saúde e cuidados pessoais
8,85
Artigos de residência
8,09
Total
100,00

        O IPCA/IBGE mede a variação dos custos dos gastos conforme acima descrito no período do primeiro ao último dia de cada mês de referência e no período compreendido entre o dia oito e doze do mês seguinte o IBGE divulga as variações.