23 novembro 2009

Aos Senhores Vereadores da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar


A iniciativa do Vereador Sidney Nunes das Neves de realizar o “1º Seminário Municipal de Educação do PDT” vem ao encontro dos maiores e mais justos anseios da comunidade de Educadores e Educacionistas deste Município. Eventos desta natureza engrandecem a todos que valorizam tais iniciativas, principalmente aos que têm como dever defender os interesses dos munícipes e mostrar a importância das casas legislativas que, em razão de ser o ambiente com maior diversidade ideológica permitem desfilar todas as tendências político-partidárias e, quando se trata de educação, reunir todos em uma bandeira única, pois está acima das disputas políticas e das diferenças ideológicas.

Está de parabéns o Vereador, a Câmara de Vereadores e a comunidade que recebeu este presente traduzido em real preocupação com a Educação, pois podemos resumir o momento crítico em que passa este segmento com a seguinte expressão:

Em razão desta expressão e com o sentimento de agradecimento por ter sido convidade a participar deste Seminário, manifesto-me:

Com sua quase infinita capacidade de criar, de desfrutar de sua imaginação e avançar filosófica e cientificamente, o homem tem se esquecido de construir um futuro que possa ser desfrutado por seus descendentes, pois apenas há preocupação de construção do presente, deste instante que pode estar roubando o equilíbrio necessário para as próximas gerações, terem a oportunidade de usufruir de um planeta sadio, equilibrado e em harmonia.

O que se percebe, então, é uma natureza ferida, mutilada e tentando se descartar desta forma inteligente, esperta e destrutiva, que é o homem, ápice da evolução animal, mas que pode ser também o ponto final ou retorno a uma situação onde ele, o homem, não existir ou não tinha o poder de destruição que ora apresenta.


Não pode ser este o destino da humanidade. Não fomos selecionados durante milhões de anos para nos transformarmos em exterminadores da natureza que nos criou e que guarda em cada molécula de DNA dos demais seres vivos um pouco do nosso DNA, deixando evidente que todos os seres que nos antecederam contribuíram um pouco para chegarmos a este estágio de evolução. Isto aumenta nossa responsabilidade e nos indica um comportamento futuro diferente do atual que nos remeteria para uma nova realidade. A pergunta que se impões, então, é ‘qual o mecanismo que deverá ser acionado para modificar este estado de coisas?’. Talvez cada um dos leitores tenha uma resposta diferente e uma solução na ‘ponta da língua’, mas é quase certo que em cada uma das alternativas pensadas sempre haverá lugar para a inserção do item educação, não para amanhã, mas já, para hoje, pois é impossível para ontem.


Porque a Educação já seria a solução? Porque a única forma de entendermos a realidade, respeitarmos as leis naturais que controlam o equilíbrio planetário, trabalharmos conceitos, idéias e alternativas e termos reais condições de dar significado a estes conhecimentos é através de mecanismos educacionais que funcionem como a própria natureza em seus mecanismos evolutivos, isto é, por assimilação gradativa dos acertos, reconhecimento de que os erros poderão ser úteis como formas de entendimento da dinâmica da natureza compreendida como um todo em que partes se conectam em um processo hormônico e harmonizante.


Para que um projeto de recuperação da natureza através de um movimento educacional tenha sucesso, é necessário que sejam mobilizados os profissionais diretamente envolvidos em Educação e que os governos desenvolvam, depois de ouvidos estes profissionais, políticas públicas de educação onde o homem seja o privilegiado e não se esta política dará lucro ou prejuízo financeiro, pois nossas urgentes necessidades estão acima dos valores monetários ( que não seriam descartados em um segundo plano ), trata-se da sobrevivência da humanidade e a manutenção de seus status como a espécie mais evoluída do planeta.

Atenciosamente
Neiff Olavo Gomes Satte Alam

Pelotas, 24 de outubro de 2009

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