17 janeiro 2011

DO SITE www.santavitoriaagora.blogspot.com


POR QUE SANTA VITÓRIA NÃO TEM FARMÁCIA 24 HORAS?

No dia 14 de Janeiro de 2011 houve uma sessão da Câmara de Vereadores para discutir o motivo da inexistência do serviço de farmácia entre as 21h e as 7h.

A pedido do Vereador Sidney Desenhista (PDT) foi convocada a Secretária Municipal de Saúde, Vera Neto e a pedido do Presidente da Câmara de Vereadores, Neri Pinto Mirapalhete (PT) foi convidado também o Procurador do Município, Fernando Grassi, para que prestassem os devidos esclarecimentos.
A história contada beira o absurdo e o motivo pelo qual a população não dispõe deste serviço trata-se de mais um choque entre a liberdade das pessoas e a de comércio.

Segundo a Secretária de Saúde Vera Neto, a Lei Municipal que regrava os plantões farmacêuticos existia a mais de 20 anos e funcionava de forma a que a cada final de semana duas farmácias ficassem abertas, a partir das 21h de sexta-feira até as 7h de segunda-feira.

Neste horário as farmácias que não estavam de plantão não podiam abrir as suas portas. Esse acordo garantia a viabilidade do plantão, uma vez que este tem custos maiores como horas extras e adicionais noturnos. O sistema funcionava bem mesmo com as grandes redes que se instalaram no município, segundo a Secretária de Saúde “é o caso da PANVEL”.

O sistema de plantões falhou, segundo a Secretária de Saúde e o Procurador do Município, quando se instalou no município a Farmácia São João. Segundo Vera Neto esta rede de farmácias foi convidada a participar do sistema e se negou. A contraproposta foi de que se não quisesse participar não seria obrigada, mas que também não abrisse durante os plantões.

A farmácia São João teria aceitado, porém já no primeiro final de semana abriu suas portas ferindo a regra estabelecida. Houve então uma disputa judicial e a justiça mandou que a Prefeitura exercesse o seu Poder de Polícia Administrativo e agisse no caso. Assim fez a Prefeitura e a Farmácia São João foi fechada, apenas para reabrir alguns dias depois sob uma liminar.

No julgamento do processo a justiça, em sua esfera municipal, julgou improcedente a reclamação da Prefeitura e nula a Lei dos Plantões, pois segundo a sentença “as farmácias são privadas e o poder municipal não pode determinar o horário de seu funcionamento.”

De posse desta informação todas as demais farmácias saíram do sistema de plantão ficando a cidade sem plantão farmacêutico. A única farmácia que seguiu seu funcionamento a noite foi a AGAFARMA.
Mas a novela continua e teve mais capítulos. Em Dezembro passado a AGAFARMA, que havia sido multada por não ter farmacêutico no horário entre 21h e 7h deixou de fazer plantão noturno, ou seja Santa Vitória do Palmar não tem farmácias a noite.

A prefeitura ainda recorreu da decisão e perdeu também. Hoje o Ministério Público, a Procuradoria do Município e a Secretaria Municipal de Saúde estudam uma saída para o caso e nesta segunda haverá uma reunião com representantes de todas as farmácias de diversos setores da sociedade para analisar a questão.

07 janeiro 2011

PROTOCOLO DE TRIAGEM DA SANTA CASA

Por sugestão do Vereador Sidney Desenhista a Direção da Santa Casa de Misericórdia se fez presente ontem na Câmara Municipal de Vereadores a fim de prestarem esclarecimentos sobre o funcionamento da triagem no dito hospital.

Estiveram presentes representando a Santa Casa o Seu Provedor, Mário Silveira (SASSA) além de Fabiano e Noris Gonzales assim como a administradora Alexandra.

O fato mais importante da reunião foi o esclarecimento de como funciona o protocolo, veja abaixo:

Deverão ser encaminhados a postos de saúde
1 pacientes que vierem para mostrar exames
2 pedidos de atestado
3 apenas receitas
4 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais que não forem de urgência (EX.: cantoplastia, nevos, cisto sebáceo não infectado, lipomas, bicho de pé)
5 pacientes com sintomas crônicos (mais de 1 mês)

Deverão passar por triagem médica
1 pacientes com queixa sintomática subjetiva como cefaléia, dor abdominal, náuseas, lombalgia, dor no peito e outros tipos de sintomas.

Deverão ser encaminhados para atendimento diretamente

1 acidentes com lesões corporais graves
2 crianças, idosos e deficientes físicos com sintomas
3 emergências com desmaio, AVC, vômitos, fraturas, acidentes graves, convulsões, dispnéia intensa.
4 pacientes com alterações significativas de sinais (TA, FC, FR e TAX)

06 janeiro 2011

DO SITE www.jornalomomento.org



ESTUDO ABARCA CÂMARA DE VEREADORES DE SANTA VITÓRIA

Na última terça-feira 04 de janeiro de 2010 no Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas o jovem André Selayaran Nicoletti defendeu perante banca de três cientistas político Trabalho de Conclusão de Curso inédito. A pesquisa retrata a história política dos partidos na conquista de vagas na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Vitória do Palmar bem como as trocas de partido ocorrida no período de 1993-2008 pelos vereadores.
Trata-se de trabalho que inaugura um arcabouço técnico e cientifíco acerca da política local. A ideia é continuar pesquisando temas relacionados ao município. O trabalho foi aprovado pela banca de professores e estará disponível nas bibliotecas da UFPel, sendo conferido ao pesquisador o título de Bacharel em Ciências Sociais.
Atores políticos, partidos, militantes e sociedade civil que queiram cópia do trabalho intitulado: "As Trocas de Legenda na Câmara Municipal de Santa Vitória do Palmar (RS), no período de 1993-2008" poderão enviar e-mail para o autor solicitando. E-mail: (andre-nicoletti@hotmail.com)
Camila Liske.

03 janeiro 2011

CÂMARA DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR ESCOLHE A NOVA MESA DIRETORA HOJE AS 11h

Como é de costume a primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores servirá para a escolha da nova mesa diretora. Além do novo Presidente os Vereadores escolherão também o Vice-presidente e o Secretário da Mesa que dirigirão os trabalhos durante o ano de 2011.

Será interessante aos cidadãos acompanharem o processo pois com a mudança do regimento interno da Câmara o voto será oral e aberto, por tanto todos saberão quem votou em quem. A ordem de votação será determinada pela ordem alfabética dos nomes dos Vereadores.

Quem não puder comparecer ao plenário da Câmara de Veradores para acompanhar a sessão pode fazê-lo através do site www.jornalomomento.org que transmite ao vivo todas as sessões da Câmara de Vereadores.

Sendo assim a ordem de votação será a seguinte:

Ceci (PTB)
Juscely (PT)
Marco Antônio Boa Nova (PSDB)
Maria do Rosário (PP)
Maria Hilma (PT)
Neri (PT)
Pitágoras (PT)
Roberto Carlos (PT)
Sidney (PDT)